terça-feira, 8 de maio de 2012

Aprendendo crochê

Crochê, esse artesanato baseado numa técnica de trançado utilizando uma única agulha com a ponta em forma de gancho (aliás, ganho em dialeto nórdico = CROCHÊ!!!).

Não há certezas sobre a origem dessa técnica simples com resultados tão lindos e complexos, o mais provavel é que (como a maioria das grandes descobertas da humanidade) tenha surgido na China. Mas deixando a história de lado, se você como eu gostaria de aprender a produzir suas próprias peças, decorar tecidos com barrados em crochê ou o que mais sua imaginação permitir, segue abaixo um vídeo que ensina os primeiros pontos básicos: correntinha, ponto baixíssimo, ponto baixo e ponto alto.

Eu mesma já testei em casa após ver o vídeo e garanto é facílimo. Sugiro utilizarem um fio grosso como barbante ou lã que resultarão em pontos maiores e mais visíveis, facilitando o trabalho para quem é iniciante. O restante é prática, quanto mais você se dedicar melhor será resultado.

Se você também está começando deixe um comentário dizendo se o vídeo ajudou ou que tipo de dificuldades encontrou. Se você já é expert no assunto deixe algumas dicas para nós nos comentários! ;)



Vejam abaixo alguns trabalhos de barrado simples em crochê para inspiração.





E dois um pouco mais complexos, mas lindíssimos.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

AUXILIO CRECHE


A lei do auxílio-creche determina que as empresas que tenham em seus quadros funcionais mais de trinta mulheres, com idade acima de dezesseis anos, e que não tenham creche própria, farão convênio-creche ou reembolsarão as funcionárias, com filhos menores, em idade de zero a seis meses de vida (portaria 3296/86 do Ministério do Trabalho). No entanto, algumas empresas vêm ampliando o limite de atendimento desse benefício, em função dos acordos coletivos estabelecidos com a categoria.


O reembolso-creche deverá ser efetuado até o 3º dia útil da entrega do comprovante das despesas efetuadas, pela empregada-mãe, com a mensalidade da creche. A creche pode se localizar na própria empresa ou em outros locais, contratados mediante convênio entre a empresa e entidades públicas ou privadas, sendo as despesas custeadas direta e integralmente pela empresa.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeitura abre inscrições para vagas em creches


Prefeitura abre inscrições para vagas em creches

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação, inicia a partir da próxima segunda-feira (14) o período de inscrições para vagas em unidades de Educação Infantil e instituições conveniadas, que oferecem atendimento para a faixa etária de zero a três anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas, no Complexo Argos, com entrada pela Rua XV de Novembro, nº 405 – Vila Arens.

No ato da inscrição, é necessário entregar cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; comprovante de residência da família, carteira de identidade (RG) e CPF dos pais ou responsáveis; comprovante de trabalho dos membros da família (carteira de trabalho ou atestado do empregador), no caso de profissional autônomo ou sócio de sociedade empresa, documento que ateste tal condição e comprovante de renda; informativo de renda atualizado (ano de 2011) dos membros da família (residentes na mesma casa) – holerite, declaração do empregador, declaração do contador ou documento oficial equivalente.

A Secretaria de Educação reitera que sem a entrega desses documentos a inscrição não será efetivada.

Serviço

Inscrições para vagas em creches

Período:  De 14 a 26 de março.

Horário:  Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas.

Endereço:  Complexo Argos, com entrada pela Rua XV de Novembro, nº 405 – Vila Arens.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí (http://www.jundiaionline.com.br)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pintura em tecido - laranjas

Vou postar aqui um passo-a-passo de como pintar laranjas. 

Veja as cores que você vai precisar:
- marfim
- amarelo ouro
- laranja
- caramelo
- verde oliva
- branco

1º - Preencha o meio de marfim, será a área mais iluminada da laranja.


2º -  pinte as bordas de amarelo ouro sobrepondo o marfim, espalhando bem para não ficar marcado.



3º - Use o laranja nas bordas sobrepondo o amarelo, mas não espalhe por toda a volta.


4º - Pinte de caramelo a parte mais escura e madura da fruta.


5º - Agora é a vez do verde oliva, passe ele na borda, bem fino, fazendo o contorno e espalhando bem, como uma sombra, no lado oposto do caramelo.


6º - Use um pouco de branco no centro, pode deixar um ou dois riscos como 'pontos de luz' igual na primeira foto.


O acabamento foi feito com ramos no fundo e flores de laranjeiras brancas, as folhas como estão no fundo foram pintadas primeiro usando verde oliva e marfim.


Trabalho final


Na proxima vez que pintá-las novamente tentarei gravar um vídeo para explicar melhor!!!


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pintura em tecido

Olá, aqui postarei os panos que estou aprendendo nas aulas de pintura...





Para tirar e trocarmos idéias...