quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aprenda a usar o twitter

O QUE É O TWITTER?

É uma rede social, que se auto define como 'microblog' pois nele pessoas publicam noticias, eventos e pasmem: até mesmo micro contos. Mas cada postagem não pode conter mais do que 140 caracteres.


PRA QUE SERVE?

Essa é fácil, sendo uma rede social só pode servir para: se relacionar socialmente! rs Brincadeiras à parte o twitter pode ser usado de diversas maneiras de acordo com seus objetivos. Você gosta de falar mas ninguém te dá bola, o twitter possibilita aos pseudo-autistas a exercitarem seu hobby de falar sozinho, só que pra um monte de gente (ou poucas depende do seu número de seguidores) sem se preocupar se está incomodando alguém.
Mas dá pra fazer coisas sérias ou divertidas. Por exemplo, você gosta de promoções? Existem vários perfis dedicados à divulgar todas as promoções que estão rolando internet à fora, ou mesmo perfis de lojas como Americanas, Carrefour e Saraiva que criam concursos e promoções exclusivas para seus seguidores.

Está procurando trabalho, quer se atualizar profissionalmente? Perfis de blogs das mais diversas áreas divulgam noticias, artigos e vagas diariamente.
O twitter tem se mostrado o meio mais rápido de divulgar noticias, acontecimentos e idéias mundo à fora, como se fosse literalmente um rastro de pólvora dando sopa por aí.

Alguns casos que aconteceram, se iniciaram ou foram divulgados no twitter e acabaram tomando uma notoriedade surpreendente:

  • Campanha #calabocagalvão = Na verdade a frase já era famosa, mas a campanha começou em um site, virou um vídeo narrado em inglês com legendas em português no mais perfeito estilo documentário e chegou a ser divulgado até mesmo no famoso New York Times. A campanha fake consistia em twittar usando a hashtag #calabocagalvão para ajudar a salvar os pássaros brasileiros galvões que estavam a beira da extinção, mas na verdade era uma brincadeira com o bom e velho Galvão Bueno e suas narrações cheias de bordões velhos e não tão bons assim. Aconteceu durante a Copa do Mundo da África.
  • putafaltadesanagem = um vídeo em que uma fã da Banda Restart é entrevistada e dá uma entrevista onde diz que o cancelamento de um show foi uma puta FALTA de sacanagem. O bordão virou febre na internet.
  • Xenofobia contra nordestinos = logo após a divulgação do resultado da eleição na qual Dilma Rousseff foi eleita presidenta ganhando em disparada nos estados nordestinos uma paulista postou uma mensagem falando que a "culpa" era dos nordestinos e pedindo para que as pessoas fizessem um "favor" à São Paulo matando um nordestino afogado. Milhares de pessoas denunciaram o caso, a garota excluiu seu perfil e responde processo judicial movido pela OAB.


COMO CRIAR SEU TWITTER?

Entre em twitter.com clique em SIGN UP e preencha os dados, aceite os termos do serviço e CREATE MY ACCOUNT. Bem vindo ao twitter.


COMO PERSONALIZAR?

No canto superiror direito ao lado do seu nome de usuário você verá um setinha clique nela e em Settings e será direcionado para o painel onde você pode mudar senho nome de usuário, email, horario local, idioma (ainda não existe a opção de português), senha, você pode escolher se quer receber notificações por email sobre sua conta. Em profile você muda sua foto, nome, local e descrição, e finalmente, em Design você muda a imagem de fundo e as cores do painel.


COMO SEGUIR ALGUÉM?

Do lado direito da tela o próprio twitter dá dicas de quem seguir, basta clicar em Follow e as postagens dessa pessoa aparecerá na sua página.


QUEM SEGUIR?

Aqui algumas indicações de quem seguir por área, tente selecionar os que mais te interessem para que sua página não fique muito carregada e você não consiga acompanhar as noticias.

DESIGN
Design on the Rocks - @designontherock
Amenidades do Design - @carolhoffmann
Design-se - @design_se
Idea Fixa - @ideafixa
Comunicadores - @comunicadores

PROMOÇÕES
Cia dos Descontos - @ciadosdescontos
Oferta Pereita - @oferta_perfeita
Busca Descontos - @buscadescontos
Amostras Grátis - @amostrasgratis
Loja do Altivo - @lojadoaltivo
Saraiva - @saraivaonline
Americanas - @americanascom
Carrefour - @carrefourcombr

FAMOSOS
Luciano Huck - @huckluciano
Willian Bonner - @realwbonner
Marcelo Tas - @marcelotas

HUMOR
Malvados - @malvados
O Criador - @ocriador
Dr. Pepper - @doutor_pepper
Não Salvo - @naosalvo


ULTIMAS DICAS
Existem muitos outros recursos para você gerenciar sua conta, muitos outros perfis legais para seguir (talvez mais pra frente eu faça uma postagem só de dicas de perfis legais) mas pra quem é novo essas dicas já são uma mão na roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário