quarta-feira, 17 de agosto de 2011

10 erros nos livros da série Harry Potter

Olá, o blog anda meio parado essa postagem segue um pouco muito atrasada, já que a essa altura até quem não curte livros já sabe como acabou a saga do Harry Potter.

Que os filmes estão cheio de erros alterações todo que leram os livros já sabem e ate já engoliram essa sacanagem compreenderam essa necessidade e perdoaram (quase) tudo.

Mas você sabe os erros contidos no próprio livro? Eu reli a série recentemente para me 'preparar' para o lançamento do último filme, afinal mesmo eu que só comecei a ler os livros após assistir o primeiro filme ou seja a partir de 2001 (o primeiro livro é de 1997 mas a edição brasileira saiu em janeiro de 2000 então não comecei tão atrasada assim). Ou seja fazia mais de 5 anos que eu havia lido a série (com exceção do volume 7 que só li completo agora).

É interessante perceber como alguns detalhes passam despercebidos na primeira vez que lemos um livro, talvez porque achamos que a explicação estará mais adiante ou porque tem algo tão importante acontecendo que algumas informações não tem tanta importância.

A questão é que reparei em alguns detalhes controversos:

1) A primeira dúvida que tinha Snape me esclareceu no ultimo livro: era como oa filhos de pais trouxas saberiam onde comprar o material e como ir para a plataforma nove e meia, ele diz para Lilian que alguém da escola deve visitá-la já que seus pais são trouxa. Ok, mas resta saber como uma bruxa ainda sem varinha e seus pais trouxas entraram no Beco Diagonal, mas considero a possibilidade de alguém da escola os acompanharem.

2) Na carta que Harry recebe no primeiro ano com a lista de material diz que os alunos podem ter uma coruja OU um gato OU um sapo, mas Rony leva um rato (que era de Percy, ou seja, até ele inflige as regras as vezes rsrs). No quinto ano a Sra. Weasley oferece OUTRO rato para Rony como recompensa por ter sido nomeado monitor e Gina leva um mini-puff.

3) No expresso para Hogwarts Rony diz que Fred e Jorge ensinaram a ele um feitiço para deixar Perebas amarelo e que ele andou praticando, mas como sabemos alunos menores de idade não podem fazer feitiços fora da escola (e isso incluem os gêmeos) a própria Hermione diz que experimentou alguns feitiços simples em casa e deram certo. Tia Petúnia também diz que Lilian voltada para as férias transformando xícaras em ratos.

4) No quarto livro o erro se repete quanto Jorge e Fred estão criando seus doces (eles podem ter usado poções) mas eles dizem que a Sra. Weasley pensou que eles estivessem duelando e pra isso é necessário o uso de varinhas.

5) Olívio Wood não tem idéia do que é futebol quando Harry pergunta se Quadribol é parecido, mas no primeiro treino de Harry ele usa uma bola de tênis!

6) No livro dois, Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban o professor Lupin conta que viu Harry e seus amigos descendo para a cabana de Hagrid para ver o Bicuço e depois entrando pela passagem do Salgueiro Lutador através do Mapa do Maroto e como sabemos o mapa nunca mente. Se Harry e Hermione voltaram no tempo ele não deveria tê-los visto no mapa também????

7) No mesmo livro nem Hermione nem Sirus fazem reverência ao se aproximarem de Bicuço, muito menos para montá-lo.

8) Também em HP e a Câmara Secreta Malfoy chama Hermione de Sangue Ruim que é a pior ofensa para alguém nascido trouxa, atitude que deixa Hagrid revoltado, mas no inicio do mesmo livro ele próprio se refere aos Malfoy como sangue ruim ao conversar com Arthur Weasley. É verdade está na página 60.

9) No livro do Cálice de Fogo vi que alguém na internet observou corretamente que não haveria necessidade de fazer Harry entrar no sorteio para levá-lo ao cemitério.

10) Não sou muito ligada em erros de grafia quando faço leituras muito longas, principalmente em palavras não portuguesas, mas ao menos um eu notei: no primeiro livro eles aprendem o feitiço Vingardim leviosaving-gar-dium levi-o-sa na página 150) e no quinto usam Wingardium leviosa (página 562).

Nos últimos livros não notei nada que me gerasse dúvidas, talvez eu precise relê-los rsrs. Se você discorda de algo ou notou outros erros comenta aqui embaixo.


17 comentários:

  1. Gostei do levantamento de erros
    Muitos detalhes passam despercebidos mesmo
    vc é uma leitora chata rs
    eu só reclamo das adaptações dos filmes e do final do ultimo livro e de outras coisinhas tbm haah sou meio mala

    ResponderExcluir
  2. pois é Diego, vc não reclama de quase nada. É mal de quem lê isso.

    ResponderExcluir
  3. Achei legal, o seu "levantamento" rs
    Mas no número 5, qual é a relação entre ele não saber o que é futebol e usar uma bola de tênis? ._.
    E eu não concordo com o número 9... Se o Harry não entrasse no sorteio e não participasse da competição, basicamente, não haveria estória para contar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gaabi obrigada pelo comentário. então no numero 5 quando Olivio não sabe o que é futebol mostra como os bruxos não conhecem o esporte mais popular dos trouxas (assim como Harry criado entre trouxas não conhecia o Quadribol) não é estranho que ele tenha conseguido uma bola de tênis quando poderia ter usado, por exemplo, uma laranja um ovo encantado pra não quebrar, um monte de meias enroladas?

    No 9 sim sem isso não haveria história mas esse desfecho da chave de portal compromete a razão de ser de toda a história ou Bartô Filho e Lord Voldemort foram muito burros! rs

    ResponderExcluir
  5. 5) Olívio Wood não tem idéia do que é futebol quando Harry pergunta se Quadribol é parecido, mas no primeiro treino de Harry ele usa uma bola de tênis!
    É uma bola de tênis, não de futebol!

    7) No mesmo livro nem Hermione nem Sirus fazem reverência ao se aproximarem de Bicuço, muito menos para montá-lo.
    Harry já havia feito reverência e tals, assim bicuço já o conhecia. Quando Harry trouxe os dois, Bicuço já conhecia Harry, assim não precisava TODO fazerem reverência.

    8) Também em HP e a Câmara Secreta Malfoy chama Hermione de Sangue Ruim que é a pior ofensa para alguém nascido trouxa, atitude que deixa Hagrid revoltado, mas no inicio do mesmo livro ele próprio se refere aos Malfoy como sangue ruim ao conversar com Arthur Weasley. É verdade está na página 60.
    Draco usou o termo sangue-ruim (reparem, tem hífen) e Arthur usou o termo sangue ruim, sem hífen. Arthu falou que o sangue deles (dos Malfoy) era ruim, não se referindo à alguém nascido trouxa.

    Ah, e quanto à bola de Tênis, provavelmente nãpo foi Olívio que a conseguiu. Já deveria estar rodando à algum tempo. Talvez um chefe do time de Quadribol tenha sido nascido trouxa...

    Bem, é isso que tenho à dizer. Se não gostou, não goste. Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Legal Álvaro, obrigada pelo comentário. Se vc não acha estranho Olivio conhecer tênis mas não futebol tudo bem. Quanto à bola estar lá antes, concordo pode ser possível. Posso até acrescentar que talvez tenha feito parte de alguma aula de estudo sobre os trouxas.

    no ítem 7 se os outros não precisavam fazer referencia pq o Harry já fez, durante a aula os outros aulos que chegassem perto dele não precisariam fazer referencia tbm, e talvez Malfoy teria sido atacado (se ele não tivesse ofendido o hipogrifo tbm rs)

    E finalmente em 8 quando alguém FALA não fala com ou sem hifen. Não existe som que diferencie uma palavra pronunciada com ou sem hífen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no item 7: Harry já tinha feito a reverência à Bicuço na aula, ok. Quando ele vou pegar o bicuço no jardim do Hagrid, ele novamente faz a reverência. Depois Harry montou nele com a Hermione (HARRY POR PERTO ), e com Sirius a mesma coisa, e ele estava conversando com Sirius quando ele dizia para ao mesmo para escapar. Da mesma maneira que o Bicuço se acostumou com Hagrid, ele pode ter se acostumado com Harry, o que traria segurança ao animal. Quando Hagrid montou Harry no Bicuço, na aula, mostra a confiança do animal no Hagrid. O mesmo pode ter acontecido com Harry, enquanto Sirius montava nele.


      Item 8: "sangue-ruim" é uma característica única preconceituosa dada aos nascidos trouxas. e sangue ruim é a qualidade do sangue, o sangue é ruim, são pessoas más.

      Espero ter ajudado ^^

      Excluir
    2. Sangue ruim é uma ofensa para os nascidos trouxas. Os Malfoy são sangue puros. Entendeu?

      Excluir
  7. Coincidência também estou relendo a série e dois possíveis erros me incomodaram:

    o primeiro foi em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Quando Harry chega a mesa com poções que Snape criou para defender a pedra. A passagem de Quirrel deixou vestigios em todas as outras provas, como a chave alada com asa danificada ou o Trasgo nocauteado. Mas a mesa com as poções estava intacta. Então como quirrel consegui imrromper pelas chamas???

    A segunda foi em harry Potter e a Câmara Secreta quando harry diz que Aragogue falou que a menina morta pela monstro de Slyterin na primeira vez que a Câmara Secreta fora aberta foi encontrada no banheiro do segundo andar e mais uma vez embora tenha relido diversas vezes o encontro dos garotos com Aragogue simplismente não encontrei tal menção ao fato. Seria isso erros de tradução???

    P.S. Amo a série Harry Potter e isso em nada a desmerece!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jeferson obrigada pelo comentário. Também adoro a série, não reli pra procurar os erros, eu só comecei a notá-los e anotá-los. JK é uma escritora fantástica.
    Adorei suas anotações e não resisti correr pra estante consultar meus HPs.

    Quanto as poções, é possível que eles não tenham percebido pelo fato dos frascos serem de tamanho diferente com líquidos diferentes, mas era para haver um rastro (e até há) que é fato de não haver líquido suficiente para os dois atravessarem o portal, mas aí surge outras dúvidas:

    a) por que tinha líquido suficiente para DUAS pessoas passarem?
    b) por que Quirrel não destruiu o frasco ou jogou fora o restante do líquido? Não ia impedir que Snape preparasse outra poção mas retardaria que alguém chegasse até ele.
    c) se as chamas da entrada e saída da sala não se apagaram como Dumbledore chegou até Harry? (Bom essa eu descarto porque, afinal, era Dumbledor né!) rsrs

    Já quanto Aragogue li mais 2x o trecho e NADA, não acredito que seja erro de tradução (o fato que apontei sobre sobre Hagrid usar o termo sangue ruim tem 99% de chance de ser um erro de tradução, e assim espero, mas ainda sim seria uma grande mancada do responsável pela tradução né?)Mas se eles podem errar na tradução tbm podem ter cortado uma parte 'sem perceber'.

    Agora me surgiu uma questão, se Hagrid tivesse contado pra Dumbledore sobre Aragogue e, inclusive, que ela sabia o que era o monstro da Câmara, e que tinha medo até de dizer o nome será que Dumbledore não teria descoberto o que era esse monstro?

    ResponderExcluir
  9. 9) No livro do Cálice de Fogo vi que alguém na internet observou corretamente que não haveria necessidade de fazer Harry entrar no sorteio para levá-lo ao cemitério.

    Eu acho que fizeram o Harry entrar no Torneio pois assim a morte dele não seria tão suspeita. Poderiam considerar que ele tivesse morrido em um acidente, já que o Torneio era perigoso e assim Voldemort se livraria dele mantendo a sua volta em segredo.

    ResponderExcluir
  10. No tópico nº5 diz que o erro está no fato da familía Weasley não conhecer futebol e no entanto Harry utilizar uma bola de tênis em seu treino, talvez este fato se justifique tendo em vista que o Sr. Weasley é um grande adimirador dos trouxas e seus objetos e assim sendo não seria muito improvavel que ele possuisse um objeto frequentemente utilizado em um esporte de trouxas, no caso em questão uma bola de tênis.

    ResponderExcluir
  11. 1) A primeira dúvida que tinha Snape me esclareceu no ultimo livro: era como oa filhos de pais trouxas saberiam onde comprar o material e como ir para a plataforma nove e meia, ele diz para Lilian que alguém da escola deve visitá-la já que seus pais são trouxa. Ok, mas resta saber como uma bruxa ainda sem varinha e seus pais trouxas entraram no Beco Diagonal, mas considero a possibilidade de alguém da escola os acompanharem.
    dã!!!

    2) Na carta que Harry recebe no primeiro ano com a lista de material diz que os alunos podem ter uma coruja OU um gato OU um sapo, mas Rony leva um rato (que era de Percy, ou seja, até ele inflige as regras as vezes rsrs). No quinto ano a Sra. Weasley oferece OUTRO rato para Rony como recompensa por ter sido nomeado monitor e Gina leva um mini-puff.
    realmente, mais gina num levou no primeiro ano o mini puf num foi? talvez ela ja tinha outro.

    3) No expresso para Hogwarts Rony diz que Fred e Jorge ensinaram a ele um feitiço para deixar Perebas amarelo e que ele andou praticando, mas como sabemos alunos menores de idade não podem fazer feitiços fora da escola (e isso incluem os gêmeos) a própria Hermione diz que experimentou alguns feitiços simples em casa e deram certo. Tia Petúnia também diz que Lilian voltada para as férias transformando xícaras em ratos.
    fred e jorge podem usar feitiço na c
    asa Wesley naum se lembra?
    sem ser pegos so tiveram q fazer escondido dos pais e hermione naum tinha entrado no colegio ainda e lilian podia estar so contando o que podia fazer ou entao na casa de snape

    4) No quarto livro o erro se repete quanto Jorge e Fred estão criando seus doces (eles podem ter usado poções) mas eles dizem que a Sra. Weasley pensou que eles estivessem duelando e pra isso é necessário o uso de varinhas.
    "PENSOU que eles estivessem duelando"

    5) Olívio Wood não tem idéia do que é futebol quando Harry pergunta se Quadribol é parecido, mas no primeiro treino de Harry ele usa uma bola de tênis!

    Olivio wood nao sabe o q e futebol mas tinha uma bola de tenis no colegio pra treinar quadribol entao....

    6) No livro dois, Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban o professor Lupin conta que viu Harry e seus amigos descendo para a cabana de Hagrid para ver o Bicuço e depois entrando pela passagem do Salgueiro Lutador através do Mapa do Maroto e como sabemos o mapa nunca mente. Se Harry e Hermione voltaram no tempo ele não deveria tê-los visto no mapa também

    7) hagrid nao faz reverencia toda vez

    8)modo de falar

    9)nao podia ter colocado no calice de fogo mas colocou o plano foi assim ou poderia ser de outro jeito sacou? e ainda tinha q ser de baixo do nariz de alvo vai ver foi o melhor jeito pq num se pode aparatar no colegio uma chave de portal longe de qualquer suspeita de alvo foi melhor naum?

    10) erro de ortografia pelo amor de deus axo que tem um bocado aq quando escrevi mais vc entendeu nao? kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Olá....
    Um erro q encontrei, foi que quando Harry quebre o braço jogando quadribol (em A câmara secreta), o professor Gilderoy Diz "consertar" os ossos dele, porem acaba por retirá-los completamente. No decorrer da saga, Harry culpa Dobby por ficar sem ossos....

    Outra coisa, se a capa da invisibilidade é uma relíquia da morte, era p/ ser única, porem, Moody possui uma e em varias passagens a capa aparece sendo usada por outros bruxos....

    ResponderExcluir
  13. Vamos lá..

    Primeiro, Viviane Viih, Harry culpa Dobby por ter ficado sem ossos porque foi Dobby quem enfeitiçou o balaço para perseguir o Harry. Se ele não tivesse sido atingido pelo balaço, o idiota do Lockhart não precisaria ter feito a cagada de removê-los.

    E é dito, especificamente, no livro 7 que "ah, mas a terceira relíquia é a verdadeira capa da invisibilidade, srta granger! Estou querendo dizer que não é uma capa de viagem impregnada com um feitiço da desilusão, ou dotada com uma azaração de ofuscamento, ou, ainda, tecida com pêlo de seminviso, que, de inicio, ocultarão a pessoa, mas, com o tempo, se dissiparão até a capa se tornar opaca. Estamos falando de uma capa que real e verdadeiramente torna seu usuário invisível, e dura para todo o sempre, ocultando-o de forma constante e impenetrável, seja quais forem os feitiços que se lancem sobre ela".

    Quanto ao tal 4o erro. É dito nos livros que o Ministério tem poder para identificar de onde veio a magia, mas não seu autor. E que cabe aos pais bruxos controlarem seus filhos a não fazer magia fora da escola. Ou seja, se a Sra Weasley não controlou seus filhos e não tá nem aí, eles poderiam muito bem estar usando a varinha para fazer algumas coisas.

    ResponderExcluir
  14. oi pessoal tem um erro que queria entender, em relíquias da morte; quando harry esta fugindo com Hagrid na morto por voldemort. Hagrid saltar em cima de um comensal e desaparece. logo mais a frente Harry pousar a moto e hagrig esta no chao de braços abertos.como assim?

    ResponderExcluir
  15. Isso não são erros. São informações ocultas, que podem ser facilmente deduzidas. Rowling não é super didática a ponto de explicar cada mínimo detalhe.
    Dos erros que merecem reflexão:

    2) Acho que essa é daquelas regras que ninguém obedece... Tipo, é recomendado, mas ninguém se importa.

    3) Hermione não sabia que não podia fazer feitiços fora da escola. Isso não constava na carta de Hogwarts. Os alunos são informados disso no FINAL do primeiro ano. Fred e Jorge ensinaram o feitiço, mas Ron nunca o usou. Prova disso foi que a primeira vez foi no trem, e ele não sabia que não dava certo. Quanto a Lílian, esse é realmente um erro. Posso apenas supor que, naquela época, ainda não era proibido... Ou então de que Petúnia se refere à uma época em que Lílian já tinha 17 anos.
    Quanto a Fred e George.. acho que o Ministério não dava muita bola. Primeiro, porque era uma casa de bruxos, onde havia magia à todo instante. Segundo, porque o próprio Arthur Weasley era um funcionário do Ministério. E, mais importante: é proibido fazer magia na frente dos trouxas. Não havia nenhum trouxa nos Weasley.

    8) Sanque ruim é uma ofensa aos nascidos trouxas. Se referem à sua condição de descenderem de famílias não mágicas. Hagrid usou uma força de expressão para relatar que os Malfoy eram uma família desprezível, ruim por natureza - como os Black, por exemplo.

    9) É verdade. Mas Voldemort estava fraco, e tudo que ele menos queria era chamar a atenção de Dumbledore. (Lembre-se que Dumbledore sempre soube que Voldemor andava pela Romênia, mas não fazia nada porque o bruxo estava inofensível). Se Harry simplesmente desaparecesse, isso chamaria a atenção do conselho de professores de Hogwarts no mesmo instante. Mas, desaparecendo em meio à um torneio, ninguém percebia, achava que a demora era parte da prova.

    10) É um erro de tradução. Lia Wyler fez isso com vários nomes. Em alguns livros, Malfoy é chamado de Drago no primeiro livro e de Draco nos restantes. Ernie é chamado por esse nome em Câmara Secreta, e de Ernesto nos outros livros... e por aí vai.

    Mas acho que existem sim erros na série. Mas nada grave, que não possa ser explicado por um raciocínio lógico. A própria Rowling ora ou outra solta uma informação sobre os quais os fãs tem dúvida.

    ResponderExcluir